fbpx
Agosto 27, 2021

3 pilares para se tornar um projetista de móveis de sucesso!

A carreira de projetista de móveis planejados está em alta e proporciona ótimos ganhos. Mas como ser um projetista de sucesso? Vamos falar a respeito!

curso projetista de moveis

Certamente, você já ouviu falar, teve a oportunidade de ver ou até de contratar os serviços de um projetista de móveis planejados e ficou realmente interessado por esta profissão cuja missão principal é proporcionar conforto e beleza aos ambientes residenciais e comerciais.

Sem dúvida, é uma carreira que traz muito prazer, pois ela atua muito no emocional dos clientes, planejando ambientes novos, otimizando espaços e provocando uma transformação da vida deles.

  • Se você está insatisfeito com os rumos da sua carreira atual ou com os ganhos;
  • Se deseja ter mais dinamismo e menos rotina nos seus dias;
  • Gosta de um desafio novo a cada dia à sua criatividade e suas ideias;
  • Quer atuar mais fortemente na mudança da vida das pessoas.

 

Certamente já se interessou em conhecer o trabalho de um profissional de projetos de ambientes e podemos dizer que você está no caminho certo.

Não há rotina e seus dias serão repletos de desafios e prazeres de clientes!

Mas você não sabe por onde começar e o que uma pessoa precisa aprender para construir e vender projetos de móveis?

Então você chegou no artigo certo! Vamos falar dos pilares para se tornar um projetista de sucesso e você se sentirá ainda mais entusiasmado para investir e obter sucesso!

 

O que é um projetista de móveis planejados?

 

É o profissional que estuda os espaços disponíveis em uma residência ou empresa e projeta a harmonização dos espaços com as necessidades e anseios do cliente.

Apesar de parecer claro para as pessoas o que é o trabalho do projetista de móveis, a maioria ainda tem a ideia de um grande estudioso debruçado em uma prancheta desenhando ambientes para a produção de lojas e marcenarias.

 

Não é uma imagem tão errada, exceto pelo fato de que a tecnologia está presente na profissão: softwares de alta qualidade como o Promob  proporcionam todos os recursos e funcionalidades que os projetistas precisam.

Assim, o profissional pode entregar projetos com uma riqueza muito maior de detalhes e em um prazo menor, além de serem facilmente ajustados.

Basicamente, o trabalho consiste em:

  1. Conhecer todos os detalhes dos espaços onde o cliente quer instalar ou remodelar o mobiliário residencial – quartos, salas, cozinhas e banheiros – ou empresarial;
  2. Inserir os dados no software e definir soluções para cada ambiente, aplicando os fundamentos e regras de projetos de ambientes;
  3. Apresentar o projeto de móveis;
  4. Acompanhar os trabalhos de produção e montagem.

 

Onde o projetista de móveis atua?

 

O projetista pode trabalhar como funcionário de uma loja de móveis planejados, marcenaria ou outra negócio ligado à movelaria ou atender de forma independente, prestando serviços por demanda para empresas ou clientes finais.

Importante ressaltar que a reputação dos trabalhos é um fator essencial para a imagem do projetista no mercado.

Por esse motivo, ele deve acompanhar as etapas seguintes de produção dos móveis, a montagem e a instalação nos ambientes.

 

O profissional de projetos de móveis está em alta no mercado?

 

Com certeza, sim!

O mercado de projetos de móveis funciona naturalmente de uma forma perene, pois há sempre uma demanda por mudanças nos ambientes das residências e empresas e pelas mais variadas razões.

Porém, com a pandemia em 2020 ocorreu um crescimento forte na demanda por reformas e construções de imóveis.

O número impressiona: um aumento de 60% nas reformas residenciais,  que acaba impulsionando a procura por projetos de ambientes para otimizar espaços, especialmente com os móveis planejados – cozinhas, quartos, salas e outros espaços.

Os motivos são bastante conhecidos de todos nós.

 

Maior quantidade de pessoas por residência

 

Muitas famílias se uniram em uma residência, não só pelo isolamento mas também para reduzir custos de aluguel, condomínio e outras despesas – afinal, o desemprego infelizmente também cresceu muito no período.

Mais pessoas na residência exigem uma remodelação de ambientes para aproveitamento dos espaços de uma forma mais eficiente.

 

Maior tempo em casa

 

Esse é um efeito direto das regras de isolamento durante a pandemia e que ainda vigoram em algumas regiões. Apesar da flexibilização das normas de saúde, as pessoas ainda ficam muito em casa por prevenção e porque muitas escolas e locais de diversão ainda não reabriram.

Diante disto, é preciso reorganizar espaços, melhorando as condições de vida.

como ser projetista de moveis

Adoção do home office

 

Trabalhar em casa deixou de ser exceção e se transformou na única opção de continuidade de milhares de empresas na pandemia. Hoje em dia, mesmo com a transição de saída da pandemia acontecendo, 30% das empresas devem manter o trabalho remoto.

O trabalho em casa requer mudanças profundas nos espaços, especialmente na aplicação da ergonomia, que não é foco na maioria das residências.

 

Ao contrário do que possa parecer, o crescimento do setor de projetos de ambientes não será uma onda passageira. Existe uma demanda reprimida por compra e reforma de imóveis, só aguardando a crise de saúde terminar.

São pessoas esperando pelo melhor momento para investir. Os profissionais de projetos terão dias de muito trabalho pela frente!

 

Você quer mesmo ser projetista de móveis?

 

Como em toda carreira profissional, existem requisitos que podem desestimular as pessoas e que precisamos conhecer para não iniciar um projeto que vai levar à frustração no futuro.

Portanto, antes de decidir pela carreira de projetista, se faça duas perguntas.

 

1 – Você realmente gosta de fazer projetos?

 

Não se trata de saber fazer projetos. Tenha a convicção de que, com as dicas e ferramentas que vamos comentar aqui, você certamente vai dominar a criação de projetos de ambientes.

Mas a pergunta é se você gosta de fazer projetos, pois será um trabalho constante, que exige uma grande atenção para inúmeros aspectos e, muitas vezes, várias revisões por detalhes. Se esta rotina não agrada, repense a decisão!

 

2 – Você realmente gosta de relacionamentos humanos?

 

Certamente, não estamos falando de networking ou interações com colegas, amigos e redes sociais, mas de um algo mais amplo: investir em relacionamentos de negócios, com os quais você terá uma forte ligação comercial.

Além disso, há o componente emocional: é preciso que o profissional tenha uma capacidade de relacionamento interpessoal forte, que goste de construir e manter relações com clientes finais, donos de negócios, parceiros e pessoas com objetivos comuns nos eventos setoriais.

Repense se o seu temperamento não combina com esse requisito!

 

O que é preciso para iniciar a jornada de projetista de móveis de sucesso?

 

Cada jornada profissional tem as suas características próprias. Com a de projetista de móveis não seria diferente. Podemos definir três grandes pilares para você se tornar um profissional de projetos bem-sucedido.

  1. Dominar um software de projetos de alta qualidade;
  2. Entender e aplicar os fundamentos de projetos de ambientes;
  3. Dominar as técnicas de negociação.

Podemos dizer que todos os aspectos da jornada para tornar-se um projetista estão inseridos nestes pilares. Vamos falar um pouco de cada um deles.

promob curso b2b treinamentos

 

Pilar 1 do projetista bem-sucedido: domine um software de projetos

 

Dominar um software de projetos é um requisito fundamental para entregar projetos de móveis nos dias de hoje, pois ele é a principal ferramenta de um projetista bem-sucedido.

Podemos comparar a importância do Promob, por exemplo, a um carro de fórmula 1; o piloto pode ser muito talentoso, mas não irá muito longe se não tiver o melhor equipamento ao se dispor.

 

E por que falamos no Promob? [link externo] Porque é o sistema usado por 96% do mercado de interiores e mais de 12 mil lojas de móveis no Brasil.

Ele reúne a maior quantidade de recursos e funcionalidades do mercado, totalmente em visual 3D e com uma vantagem inicial importante: você não precisa dominar sistemas para usar o Promob.

Basta ter conhecimentos básicos de usuário, pois o software é intuitivo, facilitando ao máximo a navegação e a usabilidade;

Usando o Promob, você vai entregar projetos com:

  • Simplicidade de uso e de apresentação aos clientes e parceiros;
  • Agilidade, atendendo mais clientes e com menos tempo em cada um;
  • Alta qualidade visual e de recursos;
  • Possibilidade de ajustes rápidos, reduzindo o tempo de análise e aprovação.

 

Mas não esqueça: o software não cria projetos sozinho!

 

Certamente, o Promob facilita muito o entendimento das suas funções, porém como todo sistema de alta performance, é preciso dominar tudo que ele oferece para obter os melhores resultados de projetos.

Pegando o nosso exemplo do carro de F1, não basta ter o veículo, é preciso saber pilotar extraindo dele todas as funcionalidades que ele oferece.

O carro é excelente, mas o talento é o piloto!

Por isso, é importante conhecer o sistema a fundo, através de cursos especializados como o Promob Online. Nele, você aprenderá todas as configurações e recursos, dos básicos aos avançados, transformando o Promob em seu aliado para obter sucesso nas vendas de projetos!

 

Pilar 2 do projetista bem-sucedido: conheça e aplique os fundamentos

 

Você aprendeu todos os recursos do Promob e consegue elaborar projetos de alta qualidade para os clientes, entendendo os seus desejos e oferecendo soluções criativas.

Mas já imaginou se um de seus clientes chega em casa e não consegue pendurar seus ternos porque o cabideiro tem um comprimento muito menor que o necessário? Ou que os armários para guardar as muitas malas de viagens ficam nos lugares mais altos?

Certamente, você terá problemas.

 

Afinal, não basta apenas dominar todas as funcionalidades do software; é preciso conhecer e aplicar os fundamentos de projetos de móveis – as condições que o projetista não pode ignorar e das quais não pode abrir mão.

Eles envolvem normas estruturais, a segurança dos moradores e a praticidade da manutenção.

Um bom exemplo é tornar as tubulações de água e gás e as instalações elétricas inacessíveis aos técnicos porque existem armários, gavetas impedindo.

 

Outro aspecto, que é cada vez mais valorizado pelos clientes, é a ergonomia – o estudo que prevê as condições mais seguras e saudáveis para a execução de cada tarefa em um ambiente.

Erros muito comuns em projetos são:

  • Guarda de itens pesados em lugares altos;
  • Bancadas e mesas muito baixas ou altas;
  • Áreas de circulação estreitas em casas com idosos e crianças pequenas;
  • Espaços que não preveem a circulação de cadeiras de rodas.

Podem parecer erros primários, mas um minuto de desatenção nas primeiras visitas pode levar a problemas que causem transtornos depois das instalações dos móveis e acessórios.

Um dos pontos mais importantes para entregar um projeto bonito, funcional e seguro está no próximo pilar do projetista de sucesso.

Conhecer profundamente o cliente!

 

Pilar 3 do projetista bem-sucedido: domine as técnicas de negociação

 

Sabe qual é o ponto em comum entre um projeto de móveis de alto nível e um projeto de baixa qualidade? Nenhum dos dois se vende sozinho.

E acredite: muitos projetos de qualidade discutível, sem um sistema adequado ou mal utilizado e sem as preocupações com os fundamentos de ambientes são vendidos e entregues, pois existe um trabalho de negociação aliado a ele.

Então, por que não aliar as técnicas de negociação aos seus projetos de excelência e vender com mais qualidade e resultados que construam o sucesso?

 

O trabalho de vendas é essencial em todos os setores, mas em especial em projetos de móveis, pois é um produto que lida com emoções, sonhos e necessidades do cliente, cujo resultado é sempre único.

Como são produtos de alto valor, geram insegurança nos clientes para fechar a compra, não é uma decisão simples. Por esse motivo, é preciso planejar a negociação, qualificar o projeto com dados que deem confiança de que o seu trabalho é o mais qualificado.

curso projetista de moveis planejados

Quem é mais bem sucedido: o vendedor técnico ou o vendedor emocional?

 

Muitos profissionais colocam todas as suas fichas no preparo técnico de projetos que cativam clientes e não deixam dúvidas sobre a escolha. Mas por que não fecham negócio?

O principal motivo é não perceber os sinais do cliente.

Sim, em alguns momentos, você estará perto da venda e bastará pegar a caneta. Em outros, precisará superar uma objeção para dar mais certeza ao comprador.

Em todas as situações, é preciso lidar com as emoções do cliente, pois vender é emocional, principalmente um produto que representa um sonho, um objetivo ou mesmo o status de um ambiente luxuoso.

 

Portanto, é preciso conhecer muito da psicologia da venda.

Isso começa conhecendo o cliente desde a primeira visita e em todos os seus aspectos – seus valores, estilo de venda, hábitos, necessidades, limitações e acima de tudo: o que move para a compra.

 

O relacionamento é um ponto crucial para o sucesso dos negócios, é preciso ir além da entrega de uma série de condições tecnicamente perfeitas e aguardar que elas se vendam.

O vendedor de sucesso alia técnica, emoção e relacionamento.

 

Mas você deve estar se perguntando como:

  • Dominar um software de projetos de ponta;
  • Atender os fundamentos de ambientes;
  • Investir no relacionamento com o cliente;
  • Ser eficiente na negociação;
  • Valorizar as características e benefícios do projeto de ambientes?

Parece complexo? Mas é bem mais simples do que você imagina.

A resposta é única: conhecimento integrado.

 

Invista em um curso completo de projetistas de móveis, como o Curso Projetista de Elite da B2B Treinamentos.

Nele você terá contato com todos os aspectos relacionados aos 3 pilares que abordamos aqui, da elaboração do projeto ao atendimento e as técnicas de negociação.

 

Você vai contar com profissionais qualificados e conhecedores de todo o funcionamento desse mercado, mostrando todos os passos necessários para começar a trabalhar como projetista de móveis completo.

É oportunidade ideal para profissionais que:

  • São recém-formados e querem agregar habilidades para começar a carreira;
  • Querem mudar de profissão e gostam de projetos e de relacionamentos;
  • Gostam do mercado de decoração de ambientes;
  • Desejam fazer o próprio rendimento ou disputar ótimos salários.

 

Como você pode ver em nosso artigo, ser projetista de móveis pode representar um começo de trajetória profissional dos mais promissores da atualidade, com demanda constante e ótimos rendimentos.

É uma profissão valorizada e onde você pode se realizar, ajudando a materializar os sonhos de tantas pessoas e, além de bem remunerado, será reconhecido e se sentirá realizado!

 

Está interessado nessa guinada na carreira?

Venha conversar com a B2B Treinamentos!

[Whatsapp]

[Entre Em Contato]

Veja os depoimentos de profissionais  sobre o nosso trabalho.

Somos especializados em cursos de projetos e temos a alternativa para você se tornar um projetista de sucesso!