fbpx
Agosto 24, 2021

O que não te contaram na faculdade sobre fazer projetos!

O conhecimento acadêmico sobre projetos é fundamental mas precisa se aliar a outras habilidades para trazer sucesso. Veja o que não contam na faculdade!

Quantas vezes você ouviu a expressão a teoria na prática é diferente? Com certeza várias e fazer projetos de móveis planejados para clientes é quando você percebeu que isso era verdade, não é mesmo?

Evidentemente, o conhecimento adquirido na faculdade é a base para a trajetória profissional, é ali que vamos até mesmo decidir se queremos nos debruçar na prancheta – que hoje em dia é um computador – para criar imagens de ambientes incríveis.

Porém, rapidamente descobrimos que o sucesso como projetista de móveis depende de muitos outros fatores que não são ditos nas salas de aulas.

Infelizmente, esses fatores são descobertos quando não conseguimos alcançar a quantidade de clientes que desejamos (e precisamos), quando o volume de negócios fechados caem ou quando crescem as vendas perdidas.

A boa notícia é que podemos transformar tudo isso em lições e ajustar as velas. Vamos falar sobre o que não aprendemos na sala de aula e seguir uma trajetória de sucesso!

Ser projetista de móveis envolve muito mais que os projetos!

Quando você fala para as pessoas que é um projetista de móveis planejados, certamente elas imaginam uma espécie de desenhista, debruçado sobre uma prancheta por horas, criando ambientes dom alto nível de precisão nos traços e detalhes.

Se pensarmos no profissional de projetos há algumas décadas, certamente seria essa imagem.

Existe também a visão de que esses profissionais que detém um conhecimento muito difícil de se alcançar, o que contribui para que muitos projetistas achem que o domínio técnico adquirido na faculdade é o suficiente para impressionar e ter sucesso.

Elaborar projetos de móveis continua sendo a principal habilidade dessa área de trabalho, porém tanto no passado quanto no presente, a carreira de projetista de ambientes não para na prancheta – ou no notebook.

Na verdade, apenas está começando!

É preciso muito mais que criar projetos para ter sucesso no mercado. O projetista deve reunir três habilidades bem definidas. Vamos falar de cada uma delas!

Como empurrar seu currículo de projetista para o topo da lista!

Desenvolva e aprimore as habilidades técnicas

 

Sabemos que essa é a habilidade primordial para a carreira de projetos. Afinal, é dela que o profissional dependerá para entregar trabalhos com níveis de detalhamento e qualidade que surpreendam os clientes.

Porém, aqui mesmo começa a necessidade dos recém-formados e projetistas experientes de não confiar apenas no que é aprendido nos cursos universitários, por melhor que sejam.

O motivo é simples: inovação.

Softwares como o Promob  são o que de mais moderno existe no mercado para desenvolver as concepções de projetos, as ideias próprias e colocar em prática os desejos de clientes, criando ambientes bonitos e funcionais.

Esses sistemas estão sintonizados com as inovações criadas pelos profissionais de movelaria, design e projetos em:

  • Materiais – resistência, durabilidade, preço, beleza e acabamento;
  • Técnicas de construção – agilidade, criatividade na ocupação de espaços;
  • Acessibilidade e segurança.

Portanto, não deixe para encontrar os recursos atuais e as novidades a cada questão ou objeção de clientes. Acompanhe as novas versões do Promob e exercite sempre para que você tenha as melhores ideias à mão!

Desenvolva as habilidades de negociação

 

Muitos projetistas acham que com o domínio técnico, a venda do projeto acontecerá de forma natural. Porém, essa é uma visão longe da realidade.

Vender requer muitas habilidades técnicas e psicológicas para vencer os obstáculos que o cliente vai colocar à sua frente – a desconfiança, a insegurança, as objeções ao produto.

Este cliente está mais bem informado sobre seus concorrentes, recebe mais feedbacks de amigos e familiares, frequenta grupos sociais na internet. Portanto, chegar com o notebook e um projeto bonito e com muitos recursos não é o suficiente.

Uma venda também exige entender os sinais do cliente e até a hora de marcar uma nova visita. É um jogo de estratégia – no melhor sentido – que precisa ser aprendido!

Em cursos como o Projetista de Elite você aprende as técnicas de negociação de uma forma alinhada com as características de profissionais, produtos e clientes do mercado de móveis planejados.

Agregue as habilidades de negociador para se tornar um consultor de projetos de sucesso!

Desenvolva as habilidades comportamentais

Chegamos à terceira e normalmente menos conhecida das habilidades mas igualmente importante: o relacionamento interpessoal com os clientes.

No mercado de móveis planejados, essa competência é ainda mais importante, pois estamos falando de produtos que materializam sonhos de bem-estar, conforto e satisfação pessoal.

Um projeto de móveis mexe com muitos sentimentos e idealizações do cliente:

  • O quarto do primeiro filho;
  • Os amigos em uma sala confortável;
  • O aconchego no quarto vendo filmes;
  • A segurança de locomoção de uma pessoa com limitação física.

Como podemos ver, são muitos anseios e um projetista só aumentará as chances de sucesso se ouvir muito o seu cliente.

Ouça com real interesse os anseios, os limites de espaço e financeiro, o momento de vida do cliente, sem parecer que você está pensando na próxima resposta ou como sobrepor barreiras.

Talvez essas barreiras nem existam, mas o cliente percebe se há interesse por ouvi-lo além de ser mais um orçamento – e isso se torna uma barreira muitas vezes intransponível!

Como resultado, você absorverá mais conhecimento, estabelecerá uma relação mais estreita com o cliente e criará uma solução que vai surpreendê-lo, porque entendeu o que ele espera.

Somente dessa forma, você criará a conexão emocional que é tão importante para aproximar o cliente de você e aumentar suas chances de fechar pedidos.

E se não fechar o negócio?

Certamente, você ganhou um admirador que fará uma propaganda positiva do seu trabalho para a família e os amigos!

Quer conhecer mais sobre o desenvolvimento dessas habilidades para negociar com qualidade os seus projetos de móveis planejados?

Conheça o Curso Projetista de Elite [link para o curso] e aprenda em detalhes, com profissionais qualificados e experientes, todos os passos necessários para tornar-se um projetista de móveis cada vez mais completo.

Desta forma, você surpreenderá seus clientes com uma abordagem que aumentará as suas chances de sucesso e vendas!

Temos mais artigos no Blog B2B [link interno] e vídeos no Canal B2B [link interno] compartilhando conhecimento, experiências e técnicas de negociação e projetos de móveis e ambientes.

Aproveite e se cadastre e ative as notificações para receber mais conteúdos para ajudar você a crescer!

Sucesso!