Você está com o empreendimento em andamento, produzindo Projetos, atendendo com eficiência e obtendo bons resultados (vendas) mas sente que é hora de crescer.

Ou sente que poderia estar melhor (vendendo mais) se dedicasse mais tempo aos Clientes sem perder a qualidade dos Projetos ou dedicasse mais tempo aos Projetos sem deixar de atender.

Ou sente que não vende como deveria porque não dedica tempo adequado aos Projetos, aos Clientes ou ambos.

Ser empreendedor implica em estar em um destes momentos, o tempo todo. E você já deve ter se perguntado qual seria a melhor opção – contratar um Projetista Freelancer ou fazer você mesmo seus Projetos. E em paralelo existe a opção de contratar um Projetista Permanente (CLT).

Esta questão é complexa exige algumas análises técnicas e de Negócio. Vamos falar dos aspectos que influenciam ela.

Você Está Começando Seu Empreendimento

A opção recomendável é fazer os próprios Projetos. Eles são a alma do Produto e é extremamente importante, neste estágio em que tudo é novo, entender:

Alguns aspectos são fundamentais para que este modelo seja eficiente:

• Definir e documentar o processo, da Visita à Entrega

O Projeto impacta e é impactado neste processo, que deve estar bem definido e realista quanto às possibilidades de cumprir e permitir que correções aconteçam com eficiência.

Visão do Negócio.

Dedicar menos tempo à Execução para focar mais nas Visitas pode prejudicar a qualidade dos Projetos. O oposto pode impedir que o Negócio deslanche comercialmente. É preciso encontrar um equilíbrio.

É uma sociedade? Dividir para multiplicar

Um Projetista e um Vendedor. Isso ajudará muito a atender bem no começo e ganhar escala à medida que a confiança aumente.

Seu Empreendimento Está Navegando

Projetista Freelancer

Custo x Receita

A tendência é acharmos que a terceirização pode abrir espaço para investir em novos Negócios. Nem sempre. Vai depender da maturidade desta oportunidade.

Perfil do Profissional

Projetista Permanente (CLT)

Custo x Receita

Perfil do Profissional

Podemos dizer que conhecer o momento do seu Negócio e avaliar o próximo, em toda a sua complexidade (clientes, vendas, rentabilidade, entregas), são fundamentais para decidir se é possível ou recomendável mudar o modelo de Execução de Projetos e qual o melhor. Sabendo que o dinamismo pode mudar esta decisão rapidamente.

Fonte: cursodepromob.com.br https://www.cursodepromob.com.br/imagine-que-isso-aconteca-com-os-projetos-dos-seus-clientes/