fbpx
Agosto 11, 2021

Imagine fazer e apresentar um projeto sem medo!

Chegou a hora de apresentar o seu projeto para um cliente. Sabemos quanta tensão existe nesse momento. Por isso vamos falar do medo mas do sucesso também! 

Chegou a hora de apresentar o projeto de móveis para um cliente. É uma ocasião aguardada com muita expectativa e para a qual você trabalhou bastante, desde o primeiro contato.

Porém, sabemos que também é um momento de muita tensão. Muitos atores e atrizes costumam dizer que sentem o frio na barriga antes de pisar no palco, mesmo depois de décadas de trabalho.

Você sente o mesmo?

E quando existe uma meta de vendas ou um orçamento mensal a cumprir, não há como impedir a ansiedade e o medo. Mas será que eles são negativo para a sua performance?

Os artistas pisam diariamente nos palcos e entregam grandes performances, onde pequenos erros são superados com o domínio da técnica e com a experiência humana.

O que faz você achar que não é capaz de fazer ótimas apresentações?

Vamos falar de como apresentar um projeto sem medo, impressionar os clientes e aumentar as suas chances de sucesso!

Conheça os pilares de uma apresentação de projeto sem medo

Vai. E se der medo, vai com medo mesmo. (Alpheu Mattos)

Existe uma forma de lidarmos melhor com a ansiedade e o medo?

Sim, é a preparação.

Uma apresentação que vai conquistar clientes é um grande quebra-cabeças de habilidades fundamentais que precisamos dominar:

  • Um software de projetos profissionais;
  • As técnicas de projeto;
  • As habilidades de negociação;
  • As técnicas de apresentação.

Parece complicado? A princípio, sim, mas não é diferente de uma sequência que todos os consultores naturalmente usam para entregar seus projetos.

Muitas vezes falhamos em não estudar profundamente cada habilidade, o que vai deixando lacunas durante o processo que vão nos expor ao medo no momento mais importante!

É como não estudar alguns pontos da matéria e lembrar disso no dia da prova!

O resultado: o medo de falhar na superação de objeções, na melhor forma de apresentar o projeto, na falta de conhecimento sobre dúvidas do projeto e até mesmo no manuseio do software.

Como falamos antes, o medo não é o problema em si mas um aviso. A grande questão é entender a importância de cada habilidade e dar atenção a todas elas para que formem a apresentação ideal!        

Sem medo da tecnologia: domine seu software de projetos de móveis

Para projetistas experientes ou para quem acaba de sair da faculdade a regra número um é dominar um software de projetos. Naturalmente vamos lembrar do Promob, usado por 95% dos profissionais de projetos.

O Promob proporciona 2 qualidades essenciais para criar projetos com agilidade e qualidade: simplicidade de uso e riqueza de recursos.

Exercite ao máximo as funcionalidades antes de começar a montar projetos para seus possíveis clientes, conhecendo cada recurso, como um grande treinamento para as apresentações reais.

Dessa forma, você poderá flexibilizar o seu projeto, dar respostas mais rápidas e precisas para os seus clientes e ganhar confiança com o domínio da tecnologia.

Sem medo dos desafios: domine as técnicas de projeto

Toda a experiência acadêmica dá a base para entender as necessidades do cliente e transformar as possibilidades em desenhos no software, considerando as características de materiais e noções de espaço e volume.

Dominar as técnicas de projeto ajuda a criar boas ideias nos softwares e aumentar a nossa capacidade de representar espaços.

Unindo essa técnica com o domínio do software, aumentam as chances de cativar o cliente. Portanto, não economize nos estudos: quanto mais afiado você estiver nessas habilidades, mais rápidas e assertivas serão as respostas aos anseios dele!

Sem medo do cliente: domine as habilidades de negociação

Chegamos ao item mais complexo e que, infelizmente, muitas pessoas subestimam por achar que vender é um talento inato ou mais propenso às pessoas extrovertidas. Nada mais longe da realidade.

Esse pensamento já fez muitos profissionais talentosos nos dois itens anteriores nunca chegarem ao próximo. Afinal, até chegarmos aqui, o projeto de móveis foi apenas seu, chegou a hora dele ser do cliente!

Dominar as técnicas de negociação significa entender:

  • Todas as informações sobre o cliente – gostos, estilo de vida, objetivos com a compra – para oferecer o melhor produto;
  • Os sinais corporais e de fala do cliente, que demonstram a temperatura da venda;
  • As objeções – quais são reais, que dúvida ou intenção está por trás delas;
  • As linguagens verbal e corporal corretas para a negociação;
  • Ouvir muito mais do que falar;
  • Perceber o momento de levar ao fechamento ou segurar a negociação.

Esses são apenas alguns de muitos dos pontos.

A recomendação é investir em um curso profissional de vendas de projetos como o Projetista de Elite para conhecer e dominar esses e muitos outros aspectos.

As habilidades de negociação não garantem o fechamento da venda, mas são a base na relação com o cliente paralelamente à qualidade do produto – que raramente se vende sozinho!

E não esqueça: vender é um aprendizado constante.

Sem medo do palco: domine as técnicas de apresentação

Por fim e tão importante quanto, é fundamental dominar a apresentação e ela começa muito antes de entrar no palco. Até o projetista mais confiante até aqui pode ter dificuldades se algo der errado.

Veja quais os pontos que devemos cuidar.

  • A qualidade do documento de projeto: facilidade de acesso, clareza de dados e imagens, linguagem fácil, visual atraente, simplicidade para ser apresentado;
  • A qualidade do dispositivo: invista em ótimos equipamentos para não ser surpreendido por falhas que podem acabar com a sua apresentação;
  • Material de apoio: se julgar necessário, leve folhetos, catálogos para dar suporte a alguma objeção ou discussão;
  • Portifólio: sempre tenha ele à mão, em seu equipamento;
  • Infraestrutura: local da reunião, tempo de chegada, adicionais caso seja na sua empresa.

Sua apresentação é como uma entrevista de emprego: cada passo é avaliado e fala muito do seu cuidado com os negócios e com as relações!

Quer conhecer mais sobre o desenvolvimento dessas habilidades para negociar com qualidade os seus projetos de móveis planejados?

Conheça o Curso Projetista de Elite e aprenda em detalhes, com profissionais qualificados e experientes, todos os passos necessários para tornar-se um projetista de móveis cada vez mais completo.

Desta forma, você surpreenderá seus clientes com uma abordagem que aumentará as suas chances de sucesso e vendas!

Temos mais artigos no Blog B2B  e vídeos no Canal B2B  compartilhando conhecimento, experiências e técnicas de negociação e projetos de móveis e ambientes.

Aproveite e se cadastre e ative as notificações para receber mais conteúdos para ajudar você a crescer!

Sucesso!